Lar Economia Trump culpa Biden, mas tarifas são marca de recuo do PIB no 1° trimestre

Trump culpa Biden, mas tarifas são marca de recuo do PIB no 1° trimestre

por danilocruz
0 comentários
trump-culpa-biden,-mas-tarifas-sao-marca-de-recuo-do-pib-no-1°-trimestre

A economia dos Estados Unidos teve o pior desempenho trimestral desde 2022, diante das mudanças implementadas por Donald Trump na política comercial e financeira. Pouco depois da divulgação do novo dado, Trump tentou se distanciar da queda, mas reconheceu que as tarifas terão um impacto no consumo e nos preços aos americanos.

“Talvez as crianças vão ter duas bonecas ao invés de 30 e, talvez, as duas bonecas custem alguns dólares a mais do que custariam normalmente”, advertiu.

Trump admitiu o impacto das taxas diante da diminuição dos gastos da população nos primeiros três meses do ano. O consumo é o maior motor da economia americana e foi fortemente influenciado pelos temores da população envolvendo o tarifaço do republicano.

Ao longo dos primeiros três meses de governo, a confiança do consumidor atingiu o menor patamar desde a pandemia de Covid-19. Isso influenciou diretamente o resultado do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos. No primeiro trimestre de 2025, o PIB do país ficou negativo, na primeira queda desde 2022.

Segundo dados do Departamento de Comércio, a economia americana recuou 0,3% no período. A expectativa era de movimento inverso, uma alta de 0,3%. Trump buscou evitar a culpa pela retração. “E tenho que começar dizendo que isso é com o Biden, não com o Trump.”

Enquanto os consumidores gastaram menos, empresas importaram ainda mais enquanto se preparavam para o tarifaço. A compra de produtos de outros países cresceu 41% no período, aumentando o déficit comercial americano — que é quando o país importa mais do que exporta.

Mesmo assim, Trump pediu calma e voltou a dizer que as taxas são uma forma de recuperar a economia americana. Ele também reforçou o desejo de negociar com o líder chinês Xi Jinping.

“Isso vai acontecer. Quer dizer, veja, agora, e eu já te disse isso antes, eles estão enfrentando enormes dificuldades porque suas fábricas não estão funcionando.”, disse Trump.

O presidente americano destacou o desempenho ruim da atividade industrial chinesa, que apresentou forte queda no mês de abril. Fabricantes estavam vendendo mais antes da imposição das tarifas. Mas, com a taxação de Trump, as indústrias chinesas reduziram o envio de remessas para o exterior, além de serem impactadas pela demanda interna mais fraca.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.