O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (14) que poderá ter uma atualização “em breve” sobre os esforços de seu governo para mediar a paz entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
“Estamos indo muito bem em Gaza”, disse Trump em uma reunião no Salão Oval ao lado do secretário-geral da OTAN, Mark Rutte. “Acho que poderemos ter algo para discutir em breve.”
Autoridades americanas, lideradas pelo enviado para o Oriente Médio, Steve Witkoff, têm pressionado Israel e o Hamas a finalizarem um acordo de cessar-fogo nas últimas semanas.
O presidente recebeu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca na semana passada. Mas, apesar das esperanças iniciais de um acordo durante a visita de Netanyahu, os dois lados ainda não chegaram a um acordo.
O comentário de Trump nesta segunda-feira (14) ocorre em um momento em que as negociações sobre um acordo continuam no Catar, com o otimismo de que um acordo possa ser alcançado rapidamente diminuindo.