UFC 316: Kayla Harrison finaliza Julianna Peña, conquista cinturão e desafia Amanda Nunes
Por Paola Zanon
– Atualizado:
Kayla Harrison venceu Julianna Peña por finalização no UFC 316, que aconteceu na noite de sábado (7). Com a vitória, a ex-judoca se tornou a nova campeã peso-galo feminino da organização.
Kayla começou a luta caminhando para frente, encurralando a então campeã, e após a finta, conseguiu a queda. A bicampeã olímpica de judô dominou o chão com um maior volume de golpes.
Na tentativa de se levantar, Julianna deu uma pedalada ilegal que acertou o nariz de Harrison e acabou tendo um ponto descontado como punição.
Peña voltou mais agressiva no segundo assalto, mas continuou caminhando para trás e acabou prensada na grade mais uma vez. No chão, Kayla acertou uma sequência de cotoveladas, somando mais de quatro minutos de domínio de solo.
Na sequência, a ex-judoca encaixou um triângulo de braço e finalizou Julianna, tornando-se a mais nova campeã do Ultimate. Após o fim da luta, as duas atletas se abraçaram e começaram a orar uma pela outra, em uma cena comovente e incomum no Ultimate.
Veja também:
+ Como Cristiano Marcello quebrou paradigmas e revolucionou o jiu-jítsu na Chute Boxe
++ Cristiano Marcello relembra surra em gringo nos bastidores do Pride
Após fazer seu discurso de vitória, Kayla olhou para a plateia do Prudential Center com apenas uma pessoa na mira: Amanda Nunes, que dominou a categoria durante sete anos, aposentando-se em 2023.
Em abril, no entanto, a brasileira anunciou que sairia de sua aposentadoria para enfrentar a nova campeã peso-galo, independentemente de quem fosse —na época, o cinturão já pertencia a Julianna Peña.
“Amanda, estou te vendo! Pode vir, pode vir! Essa é a próxima luta. Por muito tempo eu disse: ‘eu quero o que ela tem’. Agora eu tenho o cinturão e ela tem o legado”, confessou a nova campeã.
A brasileira se dirigiu ao octógono e cumprimentou a atual dona do título, confirmando, mais uma vez, que está de volta ao UFC e quer reconquistar o cinturão.
“Definitivamente [vou voltar]. A gente sabia que isso ia acontecer. Estou mais do que feliz de voltar e lutar com você. Parabéns, ótimo trabalho e nos vemos lá na frente!”, disse a dona do maior nome da divisão.
Amanda e Kayla já treinaram juntas no American Top Team, mas a brasileira acabou mudando de academia um tempo depois. Nunes já venceu nomes como Ronda Rousey, Miesha Tate e Cris Cyborg.
Siga o UmDois Esportes
Veja também:
UFC 316: Dvalishvili vence revanche com O’Malley e se prova como campeão
UFC: Poatan indica quando volta a lutar e tira sarro de Ankalaev
UFC 316: Dvalishvili x O’Malley – Todos os resultados
Fatal Model aponta declínio do Athletico e nega acusação; panfletos foram entregues na região da Arena
Ex-goleiro relembra momentos da derrocada do Paraná Clube
Copa do Mundo 2026: Confira as dez seleções já classificadas
Paola Zanon” itemprop=”image” data-src=”https://www.umdoisesportes.com.br/media/umdoisesportes/2024/06/28124730/Paola.png” src=”https://www.umdoisesportes.com.br/media/umdoisesportes/2024/06/28124730/Paola.png”>
Paola Zanon
Jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7, passou pelo Quinto Quarto até chegar ao UmDois Esportes, em junho de 2024. No site, é responsável pela cobertura de lutas, especialmente de eventos de UFC e boxe.