Os voos de balão, que haviam sido suspensos após a tragédia que causou a morte de 8 pessoas, voltam a acontecer em Praia Grande (SC), na próxima quarta-feira (2). A atividade terá novas medidas de segurança.
Em respeito à família das vítimas, a Associação de voo de instrução em balão de ar quente (AVIBAQ) , em conjunto com a Prefeitura Municipal de Praia Grande (SC), recomendaram aos pilotos e empresas operadoras de voo, a não realização das atividades até esta segunda-feira (30).
O responsável pela AVIBAQ, Murilo Gonçalves, afirmou à CNN que as operações, que estavam previstas para serem retomadas amanhã, só poderão retornar a partir de quarta-feira, devido às condições meteorológicas.
Segundo o comunicado da Comissão de Meteorologia e Segurança da AVIBAQ, fortes rajas provocadas pelo sistema de baixa pressão em atuação na região estão previstas para amanhã, o que classifica condição insegura para voo.
Veja o comunicado
O acidente
Um balão caiu em Praia Grande, no sul de Santa Catarina, no sábado (21), o que causou a morte de oito pessoas e deixou outras 13 feridas.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o piloto não possuía licença de Piloto de Balão Livre (PBL), exigida para voos certificados. Segundo o órgão, o balão também não era uma aeronave certificada. Atualmente, não há operação de balões certificados para transporte de passageiros no Brasil.
1 de 5
As atividades realizadas em Praia Grande ocorriam sob a regulamentação do aerodesporto, que permite voos por conta e risco dos participantes.