Lar Região Governo confirma fim dos embargos da China ao frango brasileiro

Governo confirma fim dos embargos da China ao frango brasileiro

por jeanaraujo
0 comentários
governo-confirma-fim-dos-embargos-da-china-ao-frango-brasileiro

O governo federal confirmou, em nota, o fim dos embargos chineses ao frango brasileiro. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (7) pela administração geral da alfândega da China.

“O governo chinês, por meio da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), retirou as restrições impostas à exportação de carne de frango do Brasil. A decisão, de efeito imediato, foi tomada com base nos resultados da análise de risco conduzida pelas autoridades chinesas”, diz a nota do governo federal.

A suspensão temporária das exportações havia sido adotada pela China em maio deste ano, após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial, no município de Montenegro (RS).

Desde 18 de junho, após a conclusão dos procedimentos de desinfecção da propriedade e o cumprimento de todas as medidas sanitárias exigidas, o Brasil mantém o status de país livre de influenza aviária de alta patogenicidade.

Esse status foi confirmado pela Organização Mundial de Saúde Animal, já que, durante o período de vazio sanitário, nenhum novo caso foi registrado em granjas comerciais brasileiras

Atualmente, apenas o Canadá segue com a suspensão total das importações de carne de aves provenientes do Brasil.

Restrições ao frango brasileiro

Apesar das restrições impostas por alguns países por esse período determinado – com impacto sentido diretamente no bolso dos produtores –, o Ministério da Agricultura não foi pego de surpresa pela gripe aviária.

A avaliação dentro do governo é de que, apesar da confirmação da presença do vírus em uma criação comercial, o Ministério já estava preparado para a situação.

O vírus da gripe aviária não é novidade: já havia sido detectado em outras regiões do mundo, como Ásia, África e norte da Europa. No próprio Brasil, ele já havia sido identificado em aves silvestres e de subsistência. No Velho Continente, apenas em 2025, mais de 300 casos foram registrados.

A percepção no Mapa era de que seria apenas uma questão de tempo até que a gripe aviária chegasse também a uma criação comercial brasileira.

O Ministério já vinha elaborando medidas de precaução. Desde 2023, o governo dá uma atenção especial para o assunto.

Foram assinados acordos de regionalização com países como Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas – mercados importantes para a balança comercial do setor.

O acordo com o Japão, por exemplo, foi assinado em março.

Esses acordos permitem a regionalização de eventuais suspensões nas exportações, o que ajuda a evitar impactos econômicos mais amplos aos produtores.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal News Noticias @2025 – Todos direitos reservados.